sexta-feira, 15 de abril de 2016

INTERPRETANDO O TEXTO

1) Assinale a alternativa correta:
a) No início do texto, onde estavam os personagens?
(  )Os garotos estavam na escola, brincando no recreio.
(  )Os garotos estavam na porta do cemitério.
(  ) Os garotos estavam sentados na varanda na casa de um deles.

b) Por que os meninos decidem ir ao cemitério?
(  ) Para acompanhar um enterro.
(  ) Devido a uma aposta que fizeram valendo uma bola de futebol.
(  ) devido a uma aposta que fizeram valendo uma bola de basquete.

c) O que era necessário para ganhar a aposta?
(  ) Atravessar a rua e bater a mão no portão do cemitério.
(  ) Atravessar a rua e entrar no cemitério.
(  ) Atravessar a rua e chamar pelos fantasmas pelo portão do cemitério.

d) Depois de se encostar no portão, o que aconteceu ao garoto?
(  ) Sua mão ficou presa no portão, mas ele conseguiu se soltar rapidamente.
(  ) Sua mão ficou presa, ele gritou e  desmaiou em seguida.
(  ) Sua mão ficou presa, ele ficou mudo e desmaiou em seguida.

2) O médico fantasma é uma história sobre medo, um “Conto de assombração”. Descreva o momento mais assustador da história.
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3) Você ficou com medo? Por quê?
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4) Como os meninos perceberam que o velhinho era um fantasma?
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5) Por que será que o desafio era ter que ir ao cemitério à noite? Você aceitaria este desafio? Por que?

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O médico-fantasma

Esta história tem sido contada de pai para filho na cidade de Belém do Pará. Tudo começou numa noite de lua cheia de um sábado de verão. Dois garotos conversavam sentados na varanda da casa de um deles.
- Você acredita em fantasma? - perguntou o mais novo.
- Eu não! - disse o outro.
- Acredita sim! - insistiu o mais novo.
- Pode apostar que não - replicou o outro.
- Tudo bem. Aposto minha bola de futebol que você não tem coragem de entrar no cemitério à noite.
- Ah, é? - disse o garoto que fora desafiado. - Pois então vamos já para o cemitério, que vou provar minha coragem.
Assim, os dois garotos foram até a rua do cemitério. O portão estava fechado. O silêncio era profundo. Estava tão escuro... Eles começaram a sentir medo.
Para ganhar a aposta, era preciso atravessar a rua e bater a mão no portão do cemitério. O garoto que tinha topado o desafio correu. Parou na frente do portão e começou a fazer caretas para o amigo. Depois se encostou no portão e tentou bater a mão nele. Foi quando percebeu que a camiseta estava presa.
- Socorro! Alguém me ajude! - ele gritou, desmaiando em seguida.
Nisso, apareceu um velhinho vindo do fundo do cemitério, abriu o portão e chamou o outro menino.
- Seu amigo prendeu a manga da camisa no portão e desmaiou de medo. Coitadinho pensou que algum fantasma o estivesse segurando.
O garoto reparou que o velhinho era muito magro, quase transparente.
- Obrigado. Como é que o senhor se chama?
- Eu sou o médico daqui. Vou acordar seu amigo.
O velhinho passou a mão na cabeça do menino desmaiado e ele despertou no mesmo instante.
- Vão para casa meus filhos- ele disse. - Já passou da hora de dormir.
No dia seguinte, os meninos foram procurar o velhinho para agradecer-lhe a ajuda. Mas não o encontraram, nem no cemitério, nem em lugar nenhum.E foi assim que ambos perderam o medo de fantasma,quando perceberam que nem todos os seres misteriosos fazem o mal. Pelo contrário, podem até ajudar. Como aquele médico, que nunca mais apareceu.
PRIETO, Heloisa. Lá vem história outra vez - Contos do folclore mundial. São Paulo: Companhia das letrinhas, 1997.
Interpretação de texto – Elementos da narrativa
1)    Qual é o título do texto? Que outro título você daria?
R.: ___________________________________________________________________________
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2)    Esse é um texto narrativo, informativo, ou descritivo? Justifique.
R.: ___________________________________________________________________________
3)    Quantos e quais são os personagens do texto?
R.: ___________________________________________________________________________
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4)    Quem é o autor do texto?
R.: ___________________________________________________________________________
5)    Quantos parágrafos tem o texto? Enumere-os.
R.: ___________________________________________________________________________
     6) Onde ocorre todos os acontecimentos narrados no texto?
a) Rua                             b) Belém do Pará              c) Cemitério             d) casa assombrada

7)    Quem são os personagens que participam da  história?
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8)    A história narrada aconteceu em:
a)    Noite chuvosa        b) noite escura         c) noite de inverno       d) noite de lua cheia
9)    Esse texto é:
a)    Informativo           b) conto de assombração         c) fábula          d) notícia
10)  Qual foi o desfecho ( final) da narrativa? Copie aqui.
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Textos sobre preconceito

VEJA TEXTOS, VÍDEO E TIRINHA DO ARMANDINHO PARA TRABALHAR O PRECONCEITO E RACISMO COM TEXTOS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1.

1 – Leia o Texto abaixo:

VOCÊ TEM PRECONCEITO?

Alguns dias atrás, em uma escola no Rio de Janeiro, aconteceu uma coisa muito, muito triste com uma criança de seis anos.
Você acredita que algumas colegas disseram que o cabelo dela era “de pobre”? E sabe por quê? Pois a menina é a única criança negra da sala de aula.
Ela ficou muito chateada ao ouvir isso, chorou bastante, e a mãe dela até precisou explicar em uma rede social o caso todo, de tanta gente perguntando o que havia acontecido. Saiu até notícia em jornal.
Imagine-se no lugar dela. O que você iria sentir e pensar se alguns colegas falassem algo muito negativo sobre sua aparência, cor da pele ou cabelo?
Vamos conversar hoje sobre racismo. Você já ouviu essa palavra? Sabe o que ela quer dizer?
Significa que existe a ideia de que algumas raças são superiores a outras. E se há raças superiores, há, portanto, as inferiores.
Entenda melhor o que é racismo pensando no que aconteceu com a garota de seis anos.
As colegas disseram que o cabelo dela era “de pobre” pois acham que só os fios lisos são bons e bonitos. Logo, quem não tem cabelo assim é colocado em um lugar inferior. Como o cabelo dos negros não é naturalmente liso, eles são considerados feios, de acordo com essa lógica.
Além do racismo, o que aconteceu também mostrou preconceito contra as pessoas pobres. Preconceito é ter uma atitude contrária a algo ou alguém sem pensar direito, ou ofender alguém por sua cor de pele, classe social, tipo de cabelo ou condição física.
No exemplo da menina, os pobres foram criticados, não foram? Como se ser pobre fosse uma escolha!
Que tal conversarmos hoje sobre racismo, preconceito e sobre como essas situações acontecem aqui na escola?
Falar disso, ouvir pessoas que sofrem com racismo ou preconceito e entender que alguns pensamentos são racistas ou preconceituosos ajudam você a se tornar uma pessoa melhor.
E isso é bom para o seu futuro e para o mundo!
ROSELY SAYÃO – ARTIGO ADAPTADO DE HTTP://WWW1.FOLHA.UOL.COM.BR/COLUNAS/QUEBRACABECA/2015/10/1692507-VOCE-TEM-PRECONCEITO.SHTML
** Debata com seus alunos situações em que os mesmos relatem preconceito, racismo. Deixe-os falarem, refletirem, dialogarem. Diga para que os alunos se sintam no lugar da menininha ou de outro(a) aluno(a) em situação de preconceito. Depois do assunto esgotado, trabalhe o vídeo abaixo:
Carolina tem 6 anos e mora em Divinópolis-MG. Ela ama seu cabelo crespo e dá dicas para crianças de como lidar com os comentários sobre seu cabelo na escola. Ela ainda dá dica de livros que valorizam sua identidade. Veja o vídeo!
2 – Leia a tirinha abaixo:
preconceito
1 – Na tirinha que você leu, o personagem Armandinho conversa com seu pai sobre o Preconceito. O pai do menino compara o preconceito à:
(a) uma lesma
(b) um sofrimento
(c) uma doença
(d) um desvio de caráter
2 – Como o Preconceito pode ser transmitido?
(a) por um vírus
(b) por uma bactéria
(c) pelos inimigos
(d) pelos pais, amigos da escola e até pela TV.
3 – O pai de Armandinho explica ao filho que Preconceito tem cura, que pode ser tratado com:
(a) remédios
(b) educação
(c) atividade física
(d) alimentação
3.Leia o texto abaixo, escrito por um garoto de onze anos:

TEXTO CONTRA O PRECONCEITO 5 ANOERA UMA VEZ UMA SALA DE AULA

Era uma vez uma sala de aula. Lá tem todo tipo de gente: tem a Júlia, baixinha e calma (que só fica nervosa quando a chamam de baixinha), tem a Laura, um pouco maluca, divertida e engraçada, e tem a Giovana, bem mais alta que eu…
Tem muita gente. Tem Jhonatan, tem Augusto, William e tem até o Gustavo, um garoto negro, baixinho e esperto (que, é claro, sou eu).
Nessa sala tem todo tipo de coisa, só não tem uma coisa: preconceito. Todo mundo é diferente, e é isso que é bom.
A diferença de altura da Júlia para a Giovana, por exemplo, nem importa. As duas são amigas. O fato de o William ser negro e o Augusto ser branco também não muda nada. Os dois têm até uma coisa em comum: amam jogar “Minecraft”.
As diferenças só deixam as pessoas mais interessantes, não tem motivo para preconceito!
Sem falar que, por dentro, somos todos iguais, só muda o caráter. As pessoas não devem julgar pelas aparências. Todos temos defeitos, mas também temos qualidades.
GUSTAVO GOMES11, colunista da “Folhinha”

QUESTÕES PARA PENSAR E RESPONDER:

  1. Você conheceu através das palavras, a sala de aula do Gustavo. Ela se parece com a sua sala de aula? De que forma?
  2. Como o Gustavo se identifica no texto?
  3. Na sala de Gustavo, não tem preconceito. Para exemplificar essa afirmação, ele utiliza dois exemplos. Quais são eles?
  4. Escreva o nome de 5 amigos(as) e suas diferenças (características).
  5. Você concorda com a frase “As pessoas não devem julgar pelas aparências”? Explique o porquê.

Um cardápio variado - Interpretação de texto informativo

COMO SUGESTÃO, TRAZEMOS UMA AVALIAÇÃO PARA 5º ANO COM DESCRITORES UTILIZANDO O TEXTO UM CARDÁPIO VARIADO E QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.

Descritores Utilizados:
D1 – Localizar informações explícitas em um texto.
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.
D14 – Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
D8 – Estabelecer a relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
D10 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Leia o texto:

UM CARDÁPIO VARIADO




Os besouros estão em toda parte do planeta. Para eles, a natureza é uma fonte inesgotável de alimentos. Veja só: o serra pau tem esse nome porque se alimenta de madeira. Uma espécie é chamada de rola-bosta, por sua preferência por excrementos, enquanto outra tem hábitos mais “refinados”, pois só come pétalas de flores. O bicudo e a broca são terríveis para a lavoura do algodão; o bicudo come a flor antes dela abrir-se, enquanto a broca ataca a raiz, enfraquecendo a planta.
A joaninha, que também é um besouro, ajuda a combater as pragas das plantações. Ela chega a comer cerca de 20 pulgões por dia.
Há também besouros que adoram uma biblioteca, mas ali não vão para uma boa leitura, e sim para devorar os livros. Nesse caso, são as suas larvas que perfuram as capas dos livros, causando o maior estrago.
                                                                                                                                                                                                        Fonte: Adaptado de Globo Ciência: Ano 2, nº. 20.
1. (D4) De acordo com o texto qual a relação que o autor estabeleceu entre o texto e o título do Texto: “Um cardápio variado”:
( ) Os besouros podem escolher entre diversos alimentos.
( ) Cada tipo de besouro possui uma alimentação diferente.
( ) Os besouros são terríveis e não se alimentam.
( ) Os besouros precisam perseguir suas presas.
2- (D1) O besouro que prejudica a agricultura é:
a) o serra pau.
b) o bicudo.
c) a joaninha.
d) o rola-bosta.
3- (D1) O besouro que ajuda a combater as pragas é:
a) o serra-pau.
b) o bicudo.
c) a joaninha.
d) o rola-bosta.
4. (D3) Observe o trecho do texto: “Uma espécie é chamada de rola-bosta, por sua preferência por excrementos, enquanto outra tem hábitos mais “refinados”, pois só come pétalas de flores.” A palavra em destaque significa:
(   ) Finos.
(   ) Grosseiros.
(   ) Saborosos.
(   ) Deselegantes.
5. (D9) Assinale a alternativa que revela que tipo de texto é este:
(   ) Fábula.
(   ) Conto.
(   ) Carta de reclamação.
(   ) Texto informativo.
6. (D3) Entre os seres humanos, a expressão devorar livros significa:
( ) Comer livros.
( ) Engolir os livros sem mastigar.
( ) Ler muitos livros.
( ) Catalogar livros.
7. (D14) Leia o trecho a seguir com atenção: “A joaninha, que também é um besouro, ajuda a combater as pragas”. Assinale a opção que revela por que a expressão em destaque está entre vírgulas:
( ) Porque explica, ao contrário do que muita gente pensa, que a joaninha também é um besouro.
( ) Porque explica ao leitor que joaninha e besouro são animais de estimação.
( ) Porque explica ao leitor que a joaninha não é um besouro.
( ) Porque separa a joaninha dos besouros que combatem as pragas.
8. (D9) Este tipo de texto pode ser encontrado em:
( ) Dicionários.
( ) Jornais.
( ) Gibis.
( ) Revistas científicas.
9. (D8) Leia o trecho a seguir com atenção e assinale a alternativa correta: “O bicudo e a broca são terríveis para a lavoura de algodão; o bicudo come a flor antes dela abrir-se, enquanto a broca ataca a raiz, enfraquecendo a planta.”
A expressão em destaque refere-se ao:
( ) Algodoeiro.
( ) Bicudo
( ) Broca
( ) Besouros
10 – A palavra joaninha é um substantivo:
a) do gênero masculino
b) do gênero feminino
c) biforme
d) próprio
11 – Classifique as palavras abaixo segundo a sua classe gramatical. (Substantivo comum ou próprio, simples ou derivado, concreto ou abstrato; adjetivo uniforme ou biforme, verbo)
a) biblioteca: ___________________________________________________________________
b) plantações: __________________________________________________________________
c) planta: ______________________________________________________________________
d) bicudo: _____________________________________________________________________
e) terríveis: ____________________________________________________________________
f) boa: ________________________________________________________________________
g) veja: _______________________________________________________________________
h) devorar: ____________________________________________________________________
12 – Retire do texto os adjetivos para os seguintes substantivos:
a) fonte: _______________________________________________________________________
b) hábitos: ______________________________________________________________________
c) bicudo e broca: ________________________________________________________________
d) estrago: _____________________________________________________________________
e) leitura: ______________________________________________________________________
13 – Crie adjetivos para os substantivos:
a) joaninha: ______________________________    b) besouro: ____________________________
c) natureza: ______________________________    e) livros: _______________________________
14 – (D1) Faça a cruzadinha
cruzadinha joaninha
1) Inseto que se alimenta de madeira: ________________.
2) Inseto que, de acordo com seus hábitos, têm preferência por excrementos: ______________.
3) Inseto que ajuda a combater as pragas nas plantações: _______________.
4) Inseto que se alimenta das flores de algodão: _____________________.
5) Inseto terrível para a lavoura de algodão, atacando a raiz da planta: _______________.
15. (D10) Observe atentamente a expressão em destaque no seguinte trecho: “Há tambémbesouros que adoram uma biblioteca, mas ali não vão para uma boa leitura, e sim para devorar os livros.” A expressão em negrito pode ser substituída por qual outra?
(   ) Existem.
(   ) Os besouros.
(   ) Eles.
(   ) Nós.
Fonte: Bonatere na educação / Internet