HABILIDADES ESPECÍFICAS DO 4° ANO:
(EF04LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema--grafema regulares diretas e contextuais.
(EF04LP02) Ler e escrever,
corretamente, palavras com sílabas VV e CVV em casos nos quais a
combinação VV (ditongo) é reduzida na língua oral (ai, ei, ou).
(EF04LP03) Localizar palavras
no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado
mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.
(EF04LP04) Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s).
(EF04LP05) Identificar a
função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de
interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos
(discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e
de aposto.
(EF04LP06) Identificar em
textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou
pronome pessoal e verbo (concordância verbal).
(EF04LP07) Identificar em
textos e usar na produção textual a concordância entre artigo,
substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).
(EF04LP08) Reconhecer e
grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso,
-eza, -izar/-isar (regulares morfológicas).
(EF04LP09) Ler e compreender,
com autonomia, boletos, faturas e carnês, dentre outros gêneros do campo
da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero (campos, itens
elencados, medidas de consumo, código de barras) e considerando a
situação comunicativa e a finalidade do texto.
(EF04LP10) Ler e compreender,
com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do
campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e
considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do
texto.
(EF04LP11) Planejar e
produzir, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros
gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do
gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema, opinião,
argumentos), considerando a situação comunicativa e o
tema/assunto/finalidade do texto.
(EF04LP12) Assistir, em vídeo
digital, a programa infantil com instruções de montagem, de jogos e
brincadeiras e, a partir dele, planejar e produzir tutoriais em áudio ou
vídeo.
(EF04LP13) Identificar e
reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (instruções de jogos
digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos
imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e formato específico
dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/ apresentação de
materiais e instruções/passos de jogo).
(EF04LP14) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado.
(EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.).
(EF04LP16) Produzir notícias
sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o
jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando
decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e
considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF04LP17) Produzir jornais
radiofônicos ou televisivos e entrevistas veiculadas em rádio, TV e na
internet, orientando-se por roteiro ou texto e demonstrando conhecimento
dos gêneros jornal falado/televisivo e entrevista.
(EF04LP18) Analisar o padrão
entonacional e a expressão facial e corporal de âncoras de jornais
radiofônicos ou televisivos e de entrevistadores/entrevistados.
(EF04LP19) Ler e compreender
textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a
situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.
(EF04LP20) Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em textos, como forma de apresentação de dados e informações.
(EF04LP21) Planejar e produzir
textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e
pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo,
quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a
situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF04LP22) Planejar e
produzir, com certa autonomia, verbetes de enciclopédia infantil,
digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/
assunto/finalidade do texto.
(EF04LP23) Identificar e
reproduzir, em verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos,
a formatação e diagramação específica desse gênero (título do verbete,
definição, detalhamento, curiosidades), considerando a situação
comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.
(EF04LP24) Identificar e
reproduzir, em seu formato, tabelas, diagramas e gráficos em relatórios
de observação e pesquisa, como forma de apresentação de dados e
informações.
(EF04LP25) Representar cenas
de textos dramáticos, reproduzindo as falas das personagens, de acordo
com as rubricas de interpretação e movimento indicadas pelo autor.
(EF04LP26) Observar, em poemas concretos, o formato, a distribuição e a diagramação das letras do texto na página.
(EF04LP27) Identificar, em textos dramáticos, marcadores das falas das personagens e de cena.
HABILIDADES GERAIS DO 3° AO 5°ANO:
(EF35LP01)
Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com
autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
(EF35LP02) Selecionar livros
da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou
disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a
escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
(EF35LP06) Recuperar relações
entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de
substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos –
pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a
continuidade do texto.
(EF35LP07) Utilizar, ao
produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como
ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação
(ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em
enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP08) Utilizar, ao
produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical
ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário
apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes
anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa,
oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de
informatividade.
(EF35LP09) Organizar o texto
em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas
gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
(EF35LP10) Identificar gêneros
do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos
comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e
composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica,
entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário
de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate
etc.).
(EF35LP11) Ouvir gravações,
canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas,
identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e
respeitando as diversas variedades linguísticas como características do
uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas
locais, rejeitando preconceitos linguísticos.
(EF35LP12) Recorrer ao
dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras,
especialmente no caso de palavras com relações irregulares
fonema-grafema.
(EF35LP13) Memorizar a grafia
de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são
irregulares e com h inicial que não representa fonema.
(EF35LP14) Identificar em
textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e
demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
(EF35LP15) Opinar e defender
ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas
na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura
adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o
tema/assunto do texto.
(EF35LP16) Identificar e
reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples
para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil),
digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um
desses gêneros, inclusive em suas versões orais.
(EF35LP17) Buscar e
selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre
fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos
ou digitais.
(EF35LP18) Escutar, com
atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando
perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que
necessário.
(EF35LP19) Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras.
(EF35LP20) Expor trabalhos ou
pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos
multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por
roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à
situação comunicativa.
(EF35LP21) Ler e compreender,
de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões,
inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por
gêneros, temas, autores.
(EF35LP22) Perceber diálogos
em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de
enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no
discurso direto.
(EF35LP23) Apreciar poemas e
outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes
modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.
(EF35LP24) Identificar funções
do texto dramático (escrito para ser encenado) e sua organização por
meio de diálogos entre personagens e marcadores das falas das
personagens e de cena.
(EF35LP25) Criar narrativas
ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos,
sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do
texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
(EF35LP26) Ler e compreender,
com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e
personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo,
tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto
e discurso direto.
(EF35LP27) Ler e compreender,
com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de
palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e
sonoros.
(EF35LP28) Declamar poemas, com entonação, postura e interpretação adequadas.
(EF35LP29) Identificar, em
narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o
ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando
narrativas em primeira e terceira pessoas.
(EF35LP30) Diferenciar
discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de
verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no
discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP31) Identificar, em
textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos
rítmicos e sonoros e de metáforas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário